A ideia de criar uma infraestrutura de apoio aos residentes em Casével que se encontrassem em situações de dependência, por doença ou isolamento, surgiu no próprio testamento do fundador, estando desta forma na génese da própria instituição.
Dificuldades de vária ordem, nomeadamente financeiras, não permitiram que este sonho fosse tornado realidade ainda no século XX.
Assim, com o reconhecimento do estatuto de IPSS, e com a actividade inicial de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, tornou-se um objectivo principal da Fundação a construção de um estabelecimento residencial na Vila de Casével, respondendo desta forma aos anseios antigos da população local.
Inaugurada em Julho de 2011, a estrutura residencial inicial "Lar da Fundação Joaquim António Franco e seus Pais", tinha uma capacidade para 22 utentes, e prestou um conjunto de actividades e serviços aos seus utentes, designadamente:
- Alojamento;
- Alimentação adequada às necessidades dos residentes, respeitando as prescrições médicas;
- Cuidados de higiene pessoal;
- Tratamento de roupa;
- Higiene dos Espaços;
- Actividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais que visem contribuir para um clima de relacionamento saudável entre os residentes e para a estimulação e manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas;
- Apoio no desempenho das actividades da vida diária;
- Cuidados de enfermagem, bem como o acesso a cuidados de saúde;
- Administração de fármacos, quando prescritos.
Este estabelecimento chegou a ter 16 camas ao abrigo de acordo de cooperação com a Segurança Social, permitindo que a instituição pudesse responder às necessidades das pessoas mais desfavorecidas.
Dadas as limitações deste espaço, a Fundação iniciou logo em Abril de 2012 a construção de um novo Lar, cujas obras terminaram no final de 2014, tendo-se procedido posteriormente ao seu licenciamento. O novo estabelecimento "Lar de Casével" substituiu o anterior com claras vantagens, nomeadamente novos serviços, como é o caso dos serviços de fisioterapia, ao mesmo tempo que libertava as instalações anteriormente ocupadas para permitir a sustentabilidade da UCCI de Casével. O "Lar de Casével" tem uma capacidade máxima de 48 camas.
A instituição tem assinados 38 acordos com a Segurança Social (anteriormente eram apenas 16), permitindo facilitar desta forma o acesso às pessoas mais carenciadas.